domingo, 10 de junho de 2007

Possibilidades de desenvolvimento para Symbian

Do C++ ao Flashlite, passando por Lua, Perl, Python, JavaME entre outros. Essas são as possibilidades de desenvolvimento para Symbian*. Cada uma com suas vantagens, Python e FlashLite vem ganhando um espaço cada vez maior principalmente do JavaMe. Por sua popularidade o FlashLite (que realmente aplica o conceito de "Write once, run anywhere") promete ganhar cada vez mais espaço nesse mercado de dispositivos móveis. Seja por sua facilidade de programação, grande quantidade de APIS prontas ou pelo número crescente de programadores. Python também se apresenta como uma alternativa robusta, com acesso a diversos dispositivos do celular como bluetooth, infra-vermelho, câmera etc, e ainda com a vantagem de poder se programar direto no celular. No outro extremo encontramos o Symbian C/C++ que sem dúvidas é a linguagem mais poderosa atualmente, possui acesso a vários (praticamente todos) os dispositivos do celular, diversas APIs já prontas, sem contar que seu desempenho é bastante superior se comparado ao JavaME. Apesar de ser mais complexa que as outras suas vantagens superam estes problemas.

Mas então qual linguagen utilizar? Como em qualquer sistema operacional isto depende das necessidades do projeto, para jogos menos complexos eu iria de FlashLite, pela sua portabilidade e pela sua facilidade de desenvolvimento. Para aplicações mais robustas eu iria de Pyhton ou Symbian C/C++. Na minha opnião depende também qual público alvo deseja-se atingir, não podemos esquecer que praticamente todos os aparelhos móveis (de smartphones a celulares mais simples) rodam aplicações Java. Então como disse anteriormente, tudo depende das necessidades do projeto.

* - Depende da versão do Symbian, por exemplo, lua está dispônivel apenas a partir da S60 2º edição.

Nenhum comentário: