sexta-feira, 8 de junho de 2007

Desenvolvendo para Symbian C++

O Symbian C++ foi baseado nos padrões C/C++, porém foram feitas algumas mudanças para optmizar o código para um dispostivo com recursos limitados como o smartphone. Algumas mudanças podem ser encontradas nos tipos das variáveis, forma na qual as exceções são tratadas entre outras. Criarei em breve um post para tratar com mais calma sobre assunto. O desenvolvimento de aplicações para Symbian C++ pode ser feito no Carbide C++, MetroWerks CodeWarrior ou Visual Studio .NET. Irei entrar em detalhes apenas sobe o Carbide C++ por ser uma IDE gratuíta.

Carbide C++: Foi desenvolvido pela Nokia e baseado no Eclipse , ofecere uma IDE e compilador necessários para o desenvolvimento de aplicações em Symbian C++. Sua versão express é gratuíta e suficiente para estudos e/ou desenvolvimento de aplicações menores.

Downloads necessários: Carbide C++ 1.2 , Active Perl5.6 (Precisa ser o 5.6, outras versões podem não funcionar), SDK para desenvolvimento (faça o download da SDK referente a qual plataforma você vai desenvolver, s603rd , s602nd ou s601st).

Atenção: Se você usa WindowsXP é aconselhável que se instale o SP2.
Atenção 2: Não consegui rodar o emulador do carbide antes de instalar o drive da minha Geforce, o drive padrão do windows não funcionou. Caso seu emulador abra e feche logo em seguida talvez seja peciso atualizar o drive da sua placa de vídeo para o drive original.

1) Passo - Faça a instalação do Active Perl, use o diretório padrão.
2) Passo - Instale a SDK (lembre-se o diretório não pode conter espaços, utilize _ ao invés).
3) Passo - Instale o Carbide C++. Após instalar basta ir em File->New->Projetct... , escolha Symbian Os e então escolha qual template você vai programar.

Um comentário:

Mateus Velleda Vellar disse...

Muito bom o blog.. eh dificil achar material sobre desenvolvimento Symbian em português!! Valeu!
Abraços