sexta-feira, 3 de outubro de 2008

De volta a ativa... com novidades!

Passado algum tempo sem postar devido a falta de tempo por conta de projetos na faculdade e pessoais, resolvi finalmente reativar o blog. Mesmo não estando presente no blog, neste tempo que fiquei ausente continuei trabalhando com a Series60, mais precisamente com OpenGL ES e PythonS60 (em um futuro próximo irei postar informações interessantes sobre os dois).

O retorno do blog coincide com o anúncio do tão esperado Nokia 5800 XpressMusic. Como anúnciado pelos mais variados sites de notícias, ontem, quinta-feira (02/10/2008) a Nokia entrou na briga com a Apple (fabricante do iPhone) ao anunciar o lançamento de seu serviço digital de músicas, o "Comes with music" (que chega para competir com o iTunes) e o smartphone Nokia 5800 XpressMusic (que de certa forma será um concorrente ao iPhone). Por enquanto não irei me pronunciar a respeito destes lançamentos, irei esperar sua chegada ao mercado e alguns reviews para ter uma opnição mais concreta, mas acredito que esteja surgindo um novo segmento de trabalho da Nokia.


Nokia 5800 XpressMusic

A parte do lançamento do Nokia 5800 foi anunciado a nova versão da Series60. Isto sim foi o que mais chamou a atenção. O Series60 5º edição é baseado no Symbian OS 9.4, que possui melhoras em seu gerenciamento de memória, devido principalmente a utilização da paginação de memória (introduzida no Symbian 9.3). Um ponto a enfatizar é a interface com usuário, aparentemente optimizada para resoluções maiores e entrada de dados através de toque, o que me leva a deduzir que uma série de smartphones touchscreen estão para serem lançados brevemente.

Outro destaque ficou por conta da introdução da biblioteca Open C++, finalmente vemos um suporte as APIs padrões do C++ como STL e Boost. Fica a questão, seria este o primeiro passo para padronização do Symbian C++? Bem... veremos :).

Por fim, vale lembrar que o Nokia 5800 XpressMusic não é o primeiro dispositivo touchscreen da Nokia, que já trabalha a algum tempo com internet tablets touch-screen, apesar destes representarem outro segmento de mercado. Me parece que a Nokia demorou um pouco a entrar no mercado de smartphone touchscreens, diferente de outras empresas como LG, HTC, etc. Resta agora esperar e ver como o mercado irá reagir.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá Pessoal, eu comprei um nokia 5800. Achei muito legal os recursos dele.. ele veio com a versão v11. Só que quando atualizei para a versao v20, deu uns probleminhas com o acesso ao messaging.

Ele abre e fecha, assim bem rapido!!

Alguém pode me ajudar a corrigir esse bug?

Obrigado e parabéns pelos artigos
gostei bastante deles..

Até mais