segunda-feira, 2 de julho de 2007

Gerência de memória e recursos

Bem, seria meio redundante eu postar os mesmos artigos que já postei na Nokia Wiki aqui. Então para evitar isto e para criar o costume de se utilizar a Wiki resolvi fazer algumas referências aqui a artigos encontrados lá. Como o sistema de busca dele não é um dos melhores às vezes você não encontra tudo que procura, talvez isso possa ajudar.

O post de hoje será em relação a gerência de memória e recursos. Quando se programa para um dispositivo que possui tantos recursos limitados como um celular é preciso ter cuidado para não disperdiçar nada. A um tempo atrás os celulares eram reduzidos apenas a capacidade de realizar e receber chamadas. Hoje celulares como o N93, N95, N800 apresentam recursos como aceleração 3D e processadores mais robustos como o ARM11 que opera a 300MHZ mas mesmo assim ainda são muito limitados.

Começando por este artigo onde é arbodado os conceitos básicos de stack , heap, exceções (abandonos ou leaves em Symbian), pilha de limpeza entre outros. Gostaria de dar ênfase para a construção em duas fases e para pilha de limpeza.

Pilha de limpeza e Construção em duas fases são melhores abordados nesses links.

Para finalizar, algumas regras na gestão de recursos que procuram minimizar estes desperdícios podem ser encontras neste link

4 comentários:

TK2000 disse...

Olá Leonardo, tenho acompanhado teu blog já tem algumas semanas, fiquei muito contente em encontrar algo de qualidade sobre desenvolvimento Symbian em português.

Gostaria de te parabenizar pela iniciativa, bem como pelo "Wiki Contributor of the Month" no wiki.forum.nokia.com, parabéns!!!

Aproveitando a oportunidade, gostaria de te perguntar algo sobre RTP, você não teria qualquer tipo de material (um exemplo simples seria perfeito) sobre o uso da RTP API no Symbian OS? Aguardo contato.

Abraço e continue com o belo trabalho que tens feito neste blog.

Obs.: sou iniciante em Symbian pouco menos de 2 meses mexendo diretamente com o Symbian C++.

Leonardo Soares disse...

Olá, não tenho conhecimento sobre esta API mas assim que tiver tempo darei uma olhada com cuidado. Porém encontrei isto que pode ser útil:

http://discussion.forum.nokia.com/forum/showthread.php?t=107523
http://www.symbian.com/developer/techlib/v9.2docs/doc_source/examples/MultimediaProtocolsEx/rtpex.overview.guide.html

e um exemplo:

http://www.forum.nokia.com/info/sw.nokia.com/id/53439e01-f605-4491-96f4-62d003bd4c0c/S60_3rd_SDK_MR_API_Plug-In_Pack1.zip.html

MontyOnTheRun disse...

N800 não é celular ;-)

Unknown disse...

Hehe , ato falho.